Neste blog compartilho vivências e êxitos do meu fazer pedagógico, objetivando interagir com professores, amigos, alunos e pais!

PROJETO: Paulo Freire


Tema da turma fundamentado no seguinte pensamento de Paulo Freire:
“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.” Paulo Freire.
Professora eliane braga
lanebraga@gmail.com
1º ciclo – 2º ano – manhã

Eixo norteador do projeto multidisciplinar: cidadania; ong – ornganização não governamental sem fins lucrativos.

Justificativa

Para o eficaz exercício da cidadania é necessária a apropriação do conheciemntos de seus direitos e deveres enquanto cidadão, para tanto, nosso objeto de estudo será o educador Paulo freire, seu envolvimento com os movimentos sociais liderados por cidadãos, especificamente os movimentos de democratização de acesso a educação contemporâneos a Paulo Freire. Outrossim, estudaremos especificamente as ongs, classificadas como terceiro setor da sociedade atual, sua contribuição e ação para o exercício da cidadania.

Objetivo geral:
 conhecer a vida do educador paulo freire, sua história, obra e produção intelectual;
 compreender o que é uma ong, seu papel social, funcionamento e envolvimento dos cidadãos nas mesmas.

Objetivo específico:
 caracterizar uma ong, conceito, função e estrutura;
 sintetizar a importância dos movimentos sociais para a efetiva concretização do exercício da cidadania;
 contrastar ong e os movimentos sociais contemporâneos a época de paulo freire, identificando pontos positivos e negativos destes movimentos.

Metodologia
 pesquisar sobre paulo friere no laboratório de informatica, revistas, jornais e diversas publicações, periódicos;
 pesquisa sobre ong no laboratório de informatica, revista jornais e diversas publicações sobre o tema;
 produção de paineis temáticos;
 produção de cartazes temáticos;
 construção de linha do tempo sobre a vida de paulo freire e surgimento das ongs;
 visitar uma ong a fim de vivenciar o funcionamento da mesma;
 produção de cartazes com os relevantes e conhecidos pensamentos de paulo freire;
 socialização das pesquisas realizadas pelos alunos e professora.


AVALIAÇÃO:
Os alunos são avaliados continuamente nos seguintes aspectos: participação e envolvimento nos trabalhos em grupo, nas produções individuais e produções coletivas.

CONCLUSÃO DO PROJETO: ACONTECERÁ EM DOIS MOMENTOS:
1. OFICINA SOBRE PAULO FREIRE (1º semestre – socialização das produções dos alunos sobre Paulo Freire e os movimentos de alfabetização);
2. FESTIVAL CULTURAL – (2º semestre – socialização das produções dos alunos sobre as ONGs.)

BIBLIOGRAFIA
SITES: http://www.paulofreire.org/Capa (site oficial)
http://www.paulofreire.ce.ufpb.br/paulofreire/
http://pensador.uol.com.br/autor/Paulo_Freire/
http://www.suapesquisa.com/paulofreire/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Freire
http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_n%C3%A3o_governamental
http://www.abong.org.br/ 3
LIVROS: Paulo Freire para educadores – Vera Barreto
Pedagogia da Indignação – Paulo Freire, Editora UNESP
Pedagogia da Esperança – Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire, Paz e Terra 1998
Paulo Freire – Educar para transformar – Instituto Paulo Freire



AMAR É UM ATO DE CORAGEM.

PAULO FREIRE






































































































PINTURA DOS PAINÉIS






























PRODUÇÃO DOS ALUNOS REALIZADA NO LABORTÓRIO DEINFORMÁICA





















ALUNOS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA















Sem comentários:

Enviar um comentário