ASA BRANCA
Tema da turma fundamentado na poesia da música de Luiz
Gonzaga Asa Branca
Quando "oiei" a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de "prantação"
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão
Quando o verde dos teus "óio"
Se "espaiar" na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu Meu coração
EIXO NORTEADOR DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR: LETRAMENTO, CIDADANIA; SUSTENTABILIDADE, GEOGRAFIA, CULTURA POPULAR
Para o eficaz exercício da cidadania é necessária a apropriação dos conhecimentos de seus direitos e deveres enquanto cidadão, para tanto, nosso objeto de estudo será O REI DO BAIÃO LUIZ GONZAGA, sua vida e obra, um arauto do povo Fundamentados nos temas abordados em sua obra,
estudaremos especificamente as questões relacionadas ao meio ambiente, o típico homem do Nordeste, questões econômicas,
OBJETIVO GERAL:
Conhecer a vida do poeta, sua história, Gonzaga, Luiz obra e produção intelectual, buscando compreender as questões ambientais, sociais, econômicas e políticas que determinam de diversas formas o viver do povo Nordestino.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Caracterizar o modo de viver do povo nordestino;
2. Pesquisar e questionar as questões ambientais da região
3. Investigar as políticas públicas voltadas às questões ambientais na Região Nordeste;
4. Refletir sobre o papel do cidadão nordestino no impacto ambiental que suas ações possam causar à biodiversidade.
5. Utilizar as tecnologias na educação para desenvolver pesquisa, estudo e produção de conceitos relacionados à temática;
6. Promover interação e publicação na Internet, sobre os conhecimentos construídos ao longo do projeto;
METODOLOGIA
Pesquisar sobre O REI DO BAIÃO LUIZ GONZAGA, sua vida e obra, um arauto do povo nordestino laboratório de informática, revistas, jornais e diversas publicações, periódicos; Pesquisa sobre SUSTENTABILIDADE no laboratório de informática, revista jornais e diversas publicações sobre o tema; processo de Letramento e Alfabetização dos alunos usando palavras geradoras contidas nas letras das músicas de Luiz Gonzaga, tais como: asa, Petrolina, juazeiro, riacho, ecológico, meninas, farinhada, sertão, sabiá, passarada; processo fundamentado na filosofia de alfabetização do educador Paulo Ao ouvir pela primeira vez a palavra conscientização, percebi imediatamente aprofundidade de seu significado, porque estou absolutamente convencido de que a educação, como prática da liberdade, é um ato de conhecimento, uma aproximação crítica da realidade. (FREIRE, 1980, p.25) Abordar e buscar compreender as temáticas que estão inseridas nas músicas do rei do baião e de seus parceiros de autoria musical, exposição das letras das melodias em cartaz na. Realizar estudo aprofundado das temáticas abordadas nas músicas abaixo do rei do baião, enriquecendo o processo de letramento do alunos levando-os a reflexão crítica e posicionamento claro enquanto cidadão nordestino, cidadão do Brasil:
1. Asa Branca;
2. Petrolina Juazeiro;
3. Forro de cabo a rabo;
4. Farinhada;
5. Riacho do Navio;
6. Olha pro céu;
7. Xote ecológico;
8. Xote das meninas;
9. ABC do Sertão;
10. Sabiá.
Produziremos painéis temáticos; cartazes temáticos;
construiremos a linha do tempo sobre a vida de LUIZ GONZAGA;
visitaremos O MUSEU DO HOMEM DO NORDESTE, em Casa
Forte; visitaremos também o museu de LUIZ GONZAGA, no pátio
de São Pedro, Recife, a fim de aprofundar os conhecimentos sobre
Luiz Gonzaga e o homem tipicamente nordestino;
Produziremos cartazes com as relevantes poesias de Luiz
Gonzaga; e socializaremos pesquisas realizadas pelos alunos e
professora na escola e no portal professor.com da SEEL.
RESULTADOS OBTIDOS
Produção de cartazes e painéis temáticos;
Elaboração e exposição de murais didáticos sobre a temática;
Visita ao museu de LUIZ GONZAGA, ao pátio de São Pedro, ao Recife Antigo entre outros;
Socialização das produções dos alunos na Escola e no portal professor.com da SEEL – Secretaria de Educação
Os alunos são avaliados continuamente nos seguintes aspectos durante a realização de todo o projeto: participação e envolvimento nos trabalhos em grupo, nas produções individuais e produções
CONCLUSÃO DO PROEJTO - Acontecerá em dois momentos: 1. OFICINA LUIZ GONZAGA (1º semestre – socialização das produções dos alunos); especificamente apresentando de musical em parceria com o professor de dança do Mais Educação. 2. FESTIVAL CULTURAL – (2º semestre – socialização das produções dos alunos acerca do homem nordestino, sustentabilidade, políticas públicas voltadas a atender as necessidades da população nordestina.)
BIBLIOGRAFIA
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma
introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo:
www.folhadeexu.com.br/luizgonzaga
http://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com/2011/0
www.almanaquebrasil.com.br
www.vivapernambuco.com.br
http://letras.terra.com.br/luizgonzaga
http://www.recife.pe.gov.br/
Sem comentários:
Enviar um comentário